domingo, abril 30, 2006

Porque não?...

O Estatuto do Homem

Artigo Primeiro
Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo Segundo
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo Terceiro
Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo Quarto
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único
O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo Quinto
Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo Sexto
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo Sétimo
Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor.
Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

(...)

Artigo Nono
Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo Décimo
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único
Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo Décimo Primeiro
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais compra o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso e das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

(Thiago de Mello, Santiago do Chile, Abril de 1964 dedicado a Carlos Heitor Cony )

quarta-feira, abril 26, 2006

Atitude!


O lema destas férias foi, sem dúvida, ATITUDE!!
Eu e Pulguita demos um salto à zona sul do país e nem o mau tempo, tão raro por esses lados, fez deter as aventuras, as longas conversas, as cervejas e caipirinhas, os gelados e os crepes (aliás, os xôres crepes)! Assim, após tanta aventura, o sol lá decidiu presentear-nos com a sua presença no final da semana..Valeu bem a pena, é o que vos digo...
Assim fica uma semana de descanso, de umas boas gargalhadas e acima de tudo, uma dose industrial de ATITUDE!!!:P

quarta-feira, abril 19, 2006

Destino: Algarve!!


Meus amigos,
Vou-me retirar por uns dias para aproveitar algum sol, relaxar e desanuviar a cabeça...Estou a precisar de apanhar outros ares, por isso, o destino desta viagem é Algarve - Quarteira!
Vemo-nos para a semana!!!ehehe

sexta-feira, abril 14, 2006

Desculpem, não resisti!

Ao procurar imagens acerca da Páscoa, reparei num padrão...Só aparecem coelhinhos de todas as formas e feitios!!!! Minha gente, o coelho não põe ovos...Inda se fosse uma galinha ou um pássaro.. mas não! Acho que, quem pôs o coelho como símbolo da Páscoa, devia ter já antevisto a praga dos dias de hoje, que ataca toda a espécie de passarinhos e passarocos que por aí andam: a Gripe das Aves...
Assim, por tão estúpido que seja o coelho ser o grande distribuidor dos ovinhos das Páscoa, sempre é mais saudável que um outro bicho que nos possa contaminar com a tão afamada doença!!!
Mas chegando ao meu objectivo, no meio de tanto coelho encontrei esta imagem: Não resisti!!



BOA PASCOA!!

segunda-feira, abril 10, 2006

Sr Presidente da República das Terras Portucalenses,

Venho por este meio demonstrar a minha opinião sobre a sua decisão acerca do Tratado de Bolonha!
Nese sentido, quero mostrar o meu agrado pela sua opção de tentar implementar este plano de uniformização do currículo universitário em dois anos. Mas penso que o Sr Presidente se deve estar a esquecer que os alunos universitários são meros estudantes e não super-homens ou super-mulheres (tal posição já muitas vezes por nós adoptada ao longo do curso), sem vida social ou quaisquer momentos de lazer. Quando entramos para a faculdade tomámos a opção de um curso, uma vontade de seguir uma carreira. Esforçamo-nos por dar o nosso melhor e podermos ser, após a concretização do currículo, profissionais competentes ao serviço da sociedade. Penso que será da mesma opinião. Sendo assim, não compreendo como pretende que, como alunos, consigamos terminar o currículo normal para nós destinados no curso e que, para além do estágio, seminário e três cadeiras já pré-estabelecidas, façamos ainda mais algumas cadeiras mais uma TESE DE MESTRADO!!!! Fica sempre bem o título pomposo de Cientista Psicológica com um Mestrado em Psicologia e uma especialização em Psicologia Clínica, o único problema é: como fazer isso num ano!!!
De qualquer modo, venho agradecer o seu esforço e empenho de tentar fornecer aos estudantes universitários, nomeadamente os de Psicologia, uma hipótese de obter um título superior, tão superior que os que tiverem a oportunidade de efectuar este novo currículo, serão os únicos a ter tal distinção em todo o país, num tão curto espaço de tempo...

Desde já o meu agradecimento,
A aluna,
Joana Fernandes

domingo, abril 09, 2006

quinta-feira, abril 06, 2006

Sol, eu quero o Sol!!!!



Todos os dias me pergunto: onde anda o sol? Ainda há pouco tempo entramos na Primavera...e, como é óbvio, Primavera pressupõe sol ,temperaturas amenas, pólen no ar, flores, árvores, longos passeios, alergias, roupa mais leve, gelados, e pressupõe, como é ainda mais óbvio o fim do Inverno, o fim do frio, da chuva, dos cachecóis, das quantidades exageradas de roupa, dos guardas chuvas (que não dão jeito nenhum, há que dizer)...Mas por que raio é que a chuva não nos deixa então? Acho que isto foi uma praga que o Ministro da Agricultura (ou qualquer coisa do género)fez questão de fazer...Sim, o ano passado longos e vastíssimos bosques por todo este pais foram devastados com o calor, com o fogo (posto ou não), e que prejuízos gravíssimos daí resultaram, desde um défice na exportação de elementos agrícolas (não me perguntem quais), uma seca sem fim, cidades e aldeias sem água para subsistir a um Verão escaldante, os meninos e meninas por aí espalhados sem um um jardim (de vasta vegetação) para fazerem um piquenique com a famelga, explorarem as potencialidades da natureza (quais escuteiros..)...Eu sei, Sr Ministro, mas de que nos vale sermos apelidados de país tropical se não aparentamos ser assim?




Por isso, meus amigos eu só peço aquilo a que tenho direito, e se me dizem que estamos na época do sol: Eu QUERO O SOL!!!

domingo, abril 02, 2006

"Coquinhas"



Esta menina de cachos loiros e olhos acinzentados, dá comigo em doida! É incrível como consegue tirar-me do sério e num segundo põe-me a rir alto e bom som...Nunca pensei que uma coisinha tão pequena, pudesse por-me com um sorriso de orelha a orelha só por vê-la a entrar pela porta de casa de braços abertos à espera de dar um abraço bem apertado e um beijinho lambuzado...(nunca gostei de beijos lambuzados, irónico não?)...Sim, aquela "caracoletas" consegue tudo de mim (e são poucos, ou até mesmo quase nenhuns que realmente conseguiram obter tamanha proeza). Bem, esta miúda é impossível de resistir!



PS: Depois de uma hora a tentar adormecê-la, cujo objectivo nem sequer foi concretizado, é incrível como mesmo assim, não consegui deixar de escrever este pequenino texto!:P