segunda-feira, dezembro 04, 2006

Aos meninos e meninas das 4as e 6as...




Há uns dias perguntaram-me qual é a minha função, enquanto psicóloga, no serviço de pediatria! É complicado responder a uma pergunta destas sem mencionar alguma terminologia específica dos psicólogos. Verdade seja dita, que somos pessoas um pouquinho complicadas de compreender...
Hoje, ao ler mais um livro para juntar à minha bibliografia do relatório, encontrei este excerto que, de um modo figurado, acho que define muito bem aquilo que eu faço no hospital:


"Julgo que tornei escritor porque
em criança o meu pai curava as gripes
com sonetos em lugar de aspirinas: pela
parte da boca que o cachimbo não ocupava

saíam ao mesmo tempo fumaças e tercetos

cujo efeito medicinal, somado às papas

de linhaça da minha mãe, me mergulhavam
a pouco e pouco numa espécie de coma rimado".

António Lobo Antunes, 1999


E é assim, não com papas de linhaça nem com rimas, mas com palavras, frases e perguntas estratégicas que procuramos compreender o que se passa e, é através da brincadeira que procuramos "curar" os mais pequenos!

Sem comentários: